Murilo Barbosa Simões é diretor do curta de horror “Menino de Areia”, contemplado pelo Edital Lab Curta 2021, disponível no Box Brazil Play (para assinantes).
Diretor também de “Deixe o Sol” (2019), exibido na Cinemateca do MAM e no Sundown Film Fest, na Alemanha.
1° AD na comédia "Stand Up - Minha Vida é Uma Piada" , com Fábio Rabin e Marco Luque, exibido nos cinemas e atualmente disponível no TeleCine.
1º AD também nos longas infantis “Família Craft em Meu Vizinho é um Vampiro” e "Família Craft e a Escola Assombrada", ambos para a Disney Plus.
1º AD no longa infantil “Uma Tia da Pesada 2”, para o Amazon Prime Video.
1º AD em “Enaldinho em Uma Noite Infinita”, lançamento previsto em 2024 na rede Cinemark de todo o Brasil.
1º AD de Unidade no documentário internacional “The Lost Print” , dirigido por Joshua Grossberg.
1º AD na websérie “Sonhos Alucinantes”, disponível na plataforma Cine Caju.
2º AD na série “Até Onde Ela Vai”, disponível na Univervideo.
2º AD na campanha publicitária da Garnier Nutrisse Nova Eu 2023.
3º AD no longa infantil "Uma Fada Veio me Visitar", com Xuxa Meneghel e na comédia romântica "Apaixonada", com Giovanna Antonelli, ambos disponíveis na Netflix.
Assistente de câmera na TV Globo, nos promodays dos programas “Todas as Mulheres do Mundo”, “Fora de Hora”, “Nos Tempos do Imperador” e “Filhas de Eva”.
Na UFF, captou e editou material audiovisual para o Centro de Artes. Crítico de cinema na Revista Ganga Bruta, cobriu a 21ª e a 22ª Mostras de Cinema de Tiradentes. Foi curador do cineclube Película Livre em Campinas e palestrante em oficinas no Festival Itajubense de Cultura e Arte - FICA (MG).
Bacharel em Cinema pela UFF e em Ciências Sociais pela Unicamp. Diretor de curtas-metragens e Assistente de Direção em longas, séries, publicidade e teatro, além de Montador e Crítico de Cinema.